Conheça 10 destinos imperdíveis para mergulhar no Brasil

Quanto mais informação melhor!

Conheça 10 destinos imperdíveis para mergulhar no Brasil
Conheça 10 destinos imperdíveis para mergulhar no Brasil

Dono de uma costa litorânea com mais de sete mil quilômetros de extensão, o litoral brasileiro possui uma paisagem bem diversificada, composta por dunas, ilhas, recifes, costões rochosos, baías, estuários, brejos e falésias. O melhor de tudo é que embaixo d'água há lugares tão surpreendentes quanto na superfície, tornando nosso País excelente destino para quem gosta de se aventurar com a prática do mergulho.

A atividade coloca o mergulhador, seja iniciante ou profissional, frente a frente com peixes e a vegetação aquática. Ficou curioso? Andréa Nakane, professora e coordenadora do curso de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi, e Luciano Pascucci, representante da escola de mergulho Maramar, em Belo Horizonte, apresentam roteiros de mergulho perfeitos para você aproveitar o verão.

Fernando de Noronha (Pernambuco)
O arquipélago pernambucano eleito Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), desde 2001, é considerado pelos profissionais de mergulho como um dos melhores locais do mundo para a prática da atividade, com águas mornas, em torno de 26º C e visibilidade de até 50 metros. Para o mergulho de flutuação, os destaques do local são: o naufrágio do Porto de Santo Antônio, o Morro de Fora na praia da Conceição ou a Baía do Sueste.

Atol Das Rocas (Pernambuco)
O Atol das Rocas está localizado ao lado de Fernando de Noronha agrupando duas pequenas ilhas e uma laguna central. Foi a primeira reserva marinha constituída no Brasil, em 1979, e é o único atol no Atlântico Sul. Pela legislação brasileira em vigor, para descer no Atol ou mergulhar em suas águas é preciso ter autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Angra dos Reis (Rio de Janeiro)
Localizada a 155 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro e 359 quilômetros de São Paulo, Angra dos Reis tem seu mar de coloração esmeralda, circundado por mais de uma centena de ilhas com vegetação tropical da Serra do Mar. Laje de Matariz é um ponto interessante principalmente pelo helicóptero afundado propositalmente em 2000 para criar novos atrativos para os apaixonados por mergulho estilo snorkeling. Em todo o entorno de Angra, porém, a fauna e flora marinha - com destaque para a grande variedade de estrelas do mar - chamam a atenção de mergulhadores.

Ilha Bela (São Paulo)
O local se destaca pelas inúmeras embarcações naufragadas, principalmente na costa sul da ilha no litoral de São Paulo, entre rebocadores, cargueiros, veleiros antigos, vapores e navios de passageiros que se transformaram em habitat para espécies marinhas. A exuberância da fauna e da flora marinha encontra seu auge nos pontos preservados como o Santuário Ecológico da Ilha das Cabras, que permite mergulhos diretamente da praia. O santuário ainda possui recifes artificiais como uma carcaça de caminhão e uma estátua em homenagem a Netuno.

Bonito (Mato Grosso do Sul)
A cidade no Mato Grosso do Sul vem se destacando no turismo pelo mergulho em cavernas. Os lugares mais famosos e procurados para a atividade na região são o Abismo Anhumas e a Lagoa Misteriosa. Em Bonito, destaca-se o Rio da Prata e o Formoso. Nestes rios, ricos em espécies de peixes, como o Dourado, a Piraputanga, o Pintado e a Cachara, e repleto de vegetação aquática e paredões de pedras calcárias, a prática esportiva proporciona memórias inesquecíveis.

Arraial do Cabo (Rio de Janeiro)
Arraial do Cabo, no litoral do estado do Rio de Janeiro, oferece mergulhos em quaisquer condições de tempo, sem necessidade de longos períodos de navegação. O destino reserva uma vida marinha abundante e diversificada, se destacando como um dos melhores pontos de mergulho da Região dos Lagos.

Guarapari (Espírito Santo)
As águas de Guarapari abrigam a mais rica biodiversidade do Brasil, com 220 espécies identificadas. Os melhores pontos de mergulho da região capixaba são as Três Ilhas, Ilhas Rasas e Ilha Escalvada, Naufrágio Victory B8, Parreiral de Fora, Baiuana, Baixa do Dentão e Baixa o Olho de Boi.

Abrolhos (Bahia)
A duas horas de distância da cidade baiana de Caravelas, o arquipélago de Abrolhos se destaca como ponto de mergulho pela grande formação de corais que abrigam vasta diversidade da fauna marinha. Com sorte, o mergulho pode ficar ainda mais interessante e inesquecível. É que as grandiosas baleias Jubarte costumam nadar nas águas do arquipélago.

Laje de Santos (São Paulo)
A Laje de Santos, ilha localizada a 44 quilômetros de Santos - litoral de São Paulo -, é um refúgio para os pássaros e seus filhotes. Apesar de estar entre os destinos ideais para mergulhar no verão, é no inverno que os rios e mares ficam mais propícios para a prática do mergulho, pois a água está mais limpa devido à diminuição das chuvas e menor diferença entre as temperaturas da superfície do mar.

Serigado de Fora (Rio Grande do Norte)
Em Serigado de Fora, litoral do estado do Rio Grande do Norte, o fundo do mar é feito de rochedos, com vários arcos e pequenas grutas, sendo um dos melhores pontos de mergulho da região. A vida aquática também é bem variada com tartarugas, golfinhos e peixes de diversas espécies.

 

Agência Hélice,
Especial para o Terra
https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/turismo/conheca-10-destinos-imperdiveis-para-mergulhar-no-brasil,cae8901f62337310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html

Conheça 10 destinos imperdíveis para mergulhar no Brasil

Dúvidas ou comentários

XF65
Os primeiros relatos de mergulho vêm na antiguidade, quando usavam a técnica para o resgate de armamentos e alimentos.[...]
Mergulhar é a fascinação do homem em explorar o mundo submarino. Apesar de estar tão presente em nossa vida, o mar ainda é o maior[...]
Um dos primeiros relatos de pessoas respirando debaixo d’água data de 480 a.C.! O historiador Heródoto narrou a recuperação de tes[...]
Não se preocupe! Graças a uma série de normas e critérios de segurança, o mergulho é uma das práticas mais seguras que existem.[...]
TOP